quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vida equilibrada VS alívio da consciência

Com a nossa última postagem, que somente reforçou um posicionamento que temos desde o início do blog, acabamos olhando o que escrevemos do ponto de vista das outras pessoas, e por isso surgiu esse novo post.

Só para citar, e em seguida fechar um tópico, a primeira coisa que eu estranharia no nosso relato é a tal "fórmula mágica" de ganhar algum dinheiro sem trabalho e de forma ilícita. Infelizmente não dá pra falar muito disso, mas se eu lesse a primeira coisa que pensaria é se tratar de uma pirâmide. Graças a Deus nós temos cérebro, então não entramos nessas coisas. Como não podemos expor muito, essa parte não será mais aprofundada, então podemos passar para o tópico que é o principal desse post.

Será que você não está mentindo para você mesmo?


Será que quem fala que prefere viver de forma equilibrada não está na verdade só aliviando sua consciência, mentindo para si mesmo que está na direção da independência financeira (IF), mas está na verdade andando com a manada?

Bom, esse é um bom ponto, e para analisarmos melhor, vamos fazer uma parábola...

Imagine que você se mata na academia de segunda a sexta, no sábado dá uma corridinha de leve pra manter o corpo ativo, e porque fazer exercício pra você não é algo ruim. E por ter uma atividade física bacana e um bom metabolismo, vez ou outra você come um lanche ou toma um sorvete porque fazer isso não vai te fazer desandar no treinamento.

Agora imagine uma pessoa bem acima do peso, com roupa de malhar, que há anos está na academia e vive fazendo regime, sentado ao seu lado comendo o mesmo lanche que você e comentando: "penso igual a você, a gente tem que malhar mas não pode ser muito radical".

Vai pra academia só pra aliviar a consciência


Nesse ponto você olha pra pessoa, concorda, mas na sua cabeça você pensa: "cara, eu to me dando ao luxo porque já fiz parte da tarefa, você nem começou ainda... essa roupa de ginástica e o pagamento das mensalidades da academia são apenas para aliviar o peso na consciência..."


Tem também aquela pessoa que tem -1% de gordura no corpo, que a última gordura que ingeriu estava no leite da mãe, e que xinga até a 5a geração de quem ousar chamá-la para tomar um sorvete. Essa pessoa geralmente tem o corpo bem mais definido que qualquer outro estilo comentado nesse post.


Xiita com a malhação



E por fim tem aquele que começou a malhar ontem, ainda está acostumando com os exercícios e ainda nem foi a um nutricionista, mas só quer saber de comer tudo integral, desnatado, desengordurado, light, com acréscimo de vitaminas e tudo mais. Gasta uma fortuna em suplementos alimentares que nem um atleta de ponta precisaria, e provavelmente joga tudo fora na urina ou pode ter até uma sobrecarga de algum órgão do corpo.

Começou a malhar ontem e se entope de suplementos


São quatro estereótipos que podem ser percebidos também no caminho em busca da IF. Quando olhamos esse cenário numa academia de verdade, é fácil perceber quem é quem pelo resultado. Dois se comportam de forma bem restritiva quanto à rotina, mas um é aquele com corpo mais-que-perfeito e xiita, e o outro é um novato exagerado que nem sabemos se vai vingar. Batendo o olho é possível diferenciá-los. Os outros dois a mesma coisa... você vê os dois na lanchonete, mas enquanto um está com um resultado bacana, digamos uns 70 ou 80% do resultado do xiita, o outro é um caso típico de quem está mentindo para si mesmo.

Enquanto no mundo real é possível diferenciar cada um pelo visual mais o comportamento, aqui nós perdemos uma referência importante, que é a possibilidade de ver os resultados. Quem lê um frugal extremo não tem muito como saber se a pessoa é o magrelo deslumbrado tomador de suplemento, ou se é um atleta exemplar (e xiita). Da mesma forma quem lê alguém como nós que tem um comportamento menos restrito, não sabe se do outro lado está o gordinho que se engana, ou alguém realmente mais equilibrado.

Infelizmente, seja no universo das finanças ou dos exercícios, é sempre mais fácil encontrar pessoas que apenas se enganam, e que pensam enganar os outros, por esse motivo nem esquentamos tanto quando alguém duvida se nosso estilo vinga ou não. Quer acreditar bem, não quer, amém.

Mesmo nós, que temos essa filosofia, ficamos na dúvida quando outra pessoa fala que pensa igual... "será que esse cara é mesmo igual a gente, ou é o gordinho fingindo que quer malhar?"

Vida equilibrada é o que há


É fácil identificar os xiitas da blogosfera, e nós nos enquadramos naqueles com 80% dos resultados desses, mas sem estancar nossa vida fora da carteira para isso. Não temos como saber quem são os magrelos tomadores de suplemento e quem são os gordinhos comedores de chocolate que vão para academia só passar o tempo, mas certamente essas pessoas estão por toda parte, seja blogosfera ou não.

Não queremos de maneira alguma colocar em dúvida a seriedade de quem compartilha da mesma filosofia que a gente, pelo contrário, queremos mostrar que é possível chegar lá com uma vida equilibrada. Só estamos levantando essa questão porque nos pareceu pertinente, e com certeza esses são questionamentos que todos fazem em relação aos outros, especialmente os com estratégia diferente.

Bom, é isso, fazia tempo que não escrevíamos e nesse mês já fizemos duas vezes... então até o fechamento mensal de outubro. Abraços e sucesso.

Filhos e picolé, não excluímos nada dos nossos planos :)




14 comentários:

  1. Otimo post, perfeita parabola.
    Parabens, concordo com voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback e pela visita.
      Abraços e sucesso pra nós

      Excluir
  2. Olá amigos!

    Excelente texto! Tb sou a favor do caminho do meio, do equilíbrio. Eu mesmo poderia gastar bem menos se quisesse, meu orçamente tem muita gordura, mas pra isso sacrificaria meu conforto, o que está totalmente fora de cogitação. Como vc disse, chegar no destino é legal, mas curtir a estrada é fundamental.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey, pois é amigo, caminho do meio é o que há. Pelo que você fala do teu fluxo de caixa e da tua loja, dava pra vc detonar quase todo mundo aqui nos aportes, inclusive como vc fazia há um tempo atrás.

      O aperto que a maioria das pessoas escolhem passar possivelmente é porque a realidade atual é muito ruim, então procuram a qualquer custo adiantar a realidade futura. Mas pra gente que curte a estrada, a realidade é outra =)

      Abraços

      Excluir
  3. Essa "vida equilibrada", no seu caso, serão quantos anos de jornada até alcançar a IF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço e já até escrevi sobre semi-aposentadoria:

      http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2012/06/semi-aposentadoria-uma-solucao.html

      A questão é encontrar um trabalho rentável, seguro e estável e que goste de apenas 4 horas diárias.
      Até o momento, não encontrei um deste para mim.Mas ainda não desisiti disto.

      abs

      Excluir
    2. Achei que você não fosse desse "time", só por isso escrevi tanto.
      Realmente não é algo tão simples, mas acho também que não é um bicho de sete cabeças. Talvez se vc conseguir uma "moralzinha", dê para barganhar não 4h, mas 6h por dia, que tocado direto pode ser considerado como meio expediente por uns, ou expediente completo para outros.

      Agora vou dar uma lida no teu post. Abraço

      Excluir
    3. putz, não tinha visto que você é o Investidor Defensivo, como está escrito "Jose Silva", não liguei o nome à pessoa.

      Excluir
  4. Realmente é uma questão que merece analise por parte do interessado e apenas ele... equilíbrio entre viver e ser frugal vai te levar a um lugar interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então SR, escolhemos viajar de "carro conversível" curtindo o caminho em vez de ir de avião e esperando para curtir apenas no destino (que ninguém sabe ao certo como será de verdade). E pra melhorar ainda paramos de tempo em tempo para esticar as pernas e tomar uma água de coco hehehe

      Excluir
  5. Se eu fosse o "xiita" Pobreta,deletaria meu blog de tanta vergonha após ler esse post...POST DESTRUIDOR!!!

    Equilíbrio >>>>>>> All

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk
      O pobreta é xiita mesmo, mas é o estilo dele. O intuito do post foi só explicitar que alguém evitar de gastar não faz dele um "bombado" das finanças, e que alguém gastar seu dinheiro não faz dele um "gordinho com roupa de malhar", o que conta é o resultado, e isso, pelo menos no nosso caso, estamos esperando para o longo prazo. É clichê, mas só com o tempo vamos ver quem é quem de verdade.

      Ter 200k na carteira pode parecer muito, mas se a pessoa só tem isso, na verdade é pouco. Agora ter 200k, mas ter a casa, carro e estilo de vida que quer, conseguindo pagar por tudo isso e ainda assim ir montando uma carteira para aumentar os ganhos no futuro, aí sim para começa a ter sentido... mas cada um na sua. Escrevi esse post justamente por também entender o ponto de vista dos xiitas.

      Quanto mais estratégias de sucesso surgirem, mais pessoas terão chances de seguir a que mais se adequa a sua realidade. A blogosfore pode até ser um lugar pra gente se "exibir" com cifras (no nosso caso nem tanto porque elas não são tão altas assim), mas antes de tudo é um lugar pra postar conteúdo que ajude quem tá perdido na área de finanças ainda.

      É isso, abraço!

      Excluir
    2. Mto bom post, e discutir é saudável, ao contrário do "xiita censurador" do anonimo.

      Abraço!

      Excluir
    3. Valeu pobreta. Também acho que discutir é o melhor caminho.
      Como os jornalistas gostam de dizer, a censura é um absurdo... blah blah blah
      Mas achei que você era o cara mais acostumado a trollagem da face da terra hehehe

      Excluir