quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Evolução na vida, nas finanças, e relação com o blog


É isso pessoal, a correria está boa. Apesar da pouca participação aqui no blog, e na blogosfera como um todo, estamos firmes pra sair da corrida dos ratos, como diria o cara lá do livro pai rico.

Muitos com certeza devem pensar que o fato de não estarmos aportando, quase não estarmos aparecendo, e o fato de sermos um casal significa que o gás acabou e a coisa desandou.

Lamento desapontar quem apostava nessa opção, mas realmente sem compartilhar muitos detalhes, se ou estive do lado de lá, acharia também que é o que acontece com a gente. Obviamente não podemos dar muito detalhes, mas vou tentar dar alguma ideia.


Morar na casa dos pais até os 30? Tô fora!


Pessoal, eu sei que alguns do nosso meio se imaginam milionários e morando na casa dos pais. Sinceramente essa não é uma opção para nós. Não moramos mal, mas morar na casa dos outros pra sempre não rola. É meio tosco o sonho da casa própria? É coisa só pra manada? Os ultraeconomizadores podem até dizer isso, mas a gente quer evoluir como um todo.

Pra gente, um número na conta é só um número na conta, o importante é crescer com o pé no chão. Nós estamos mexendo numa casa própria, em um lugar muito valorizado que, mesmo não estando finalizada a "reforminha", a casa já está avaliada em bem mais do que pretendemos gastar. Mas isso é só pra dizer que estamos de olho no patrimônio como um todo, então por mais que os aportes não apareçam aqui no blog, o nosso patrimônio líquido esse ano está subindo bastante.

Estacionar ferrari em garagenzinha da casa do papai não rola. Mais uns anos chega os 30, e se não mexer nisso agora (essas coisas demoram), vamos chegar nessa faixa sem ter nossa garagem pros tão sonhados carrões. Precisamos de equilíbrio, pagar de gatinha num blog e passar vontade na vida real não está com nada.


Renda extra




Há algum tempo eu comentei de alguns projetos que eu estava iniciando e que objetivavam em torno de R$ 500/mês de renda passiva. Não é pirâmide nem nada dessas porcarias, é trabalho mesmo, mas depois que colocado pra executar, a manutenção é praticamente inexistente. Na época eu estava com uma unidade dessa funcionando, que estava dando um retorno maior que o "alvo", e agora consegui terminar a segunda unidade.

Com as duas juntas, já estou recebendo mais de R$ 1.000,00 líquido por mês. Essa renda é variável, mas na média tem dado mais que isso com folga, mas a última unidade ainda está estabilizando, então as estimativas dessa ainda não são muito certeiras... mas na primeira já está entre R$ 800,00 e R$ 900,00. Por segurança eu continuo com o target de R$ 500,00 nos dois casos.

Assim que a segunda unidade estabilizar, já vou dar início na terceira. Pena que não posso dar detalhes, mas é negócio lícito, não tem relação com marketing multinível nem nada assim. Pode ser que não seja algo eterno, mas com certeza uns 3 anos deve durar... e com esses retornos estou muito feliz. O investimento é basicamente trabalho e conhecimento; dinheiro só o que estaria ganhando fazendo outra coisa, nada que saia do bolso.

Se formos colocar o retorno que temos hoje com isso, em torno de R$ 1.200,00 de renda passiva, considerando nosso target de rentabilidade sobre a carteira que é de 0,65% a.m., teríamos que ter uma carteira de mais de R$ 185.000,00. Digo mais que isso porque esse valor de 1,2k eu arredondei bem pra baixo porque o segundo negócio ainda não estabilizou bem, mas já está acima disso. Então pra quem leva tão a sério o valor da carteira, é como se virtualmente nesses últimos 12 meses tivéssemos aportado esses 185k em forma de negócios hehehe.

Sei que fica muito vago, mas não tem como especificar muito, infelizmente.


Conclusão


Tem muita gente radical aqui no nosso meio, nós não somos um desses. Temos nossa vida, esperamos tirar férias (baratas) no final do ano, temos bons veículos e em breve teremos uma boa residência. Não temos 15 anos, mas somos ainda jovens, e acho que vamos conseguir chegar, antes dos 30, com uma puta casa, um puta carro, e ainda mais de 100k em investimentos. Sem contar é claro que nossos salários não são ruins pra nossa região, e ainda temos conseguido esses negócios geradores de renda passiva. Então estamos longe de jogar a toalha, só não colocamos todas as fichas em algo que apareça por aqui. Mas respeitamos todas as estratégias, cada um tem a sua e esperamos que cada uma à sua maneira consiga chegar lá.

Que outubro seja um bom mês pra todos nós :)

19 comentários:

  1. Você tem toda razão!

    Vejo muitos colegas aqui da blogosfera falando como se fossem ter 20-30 anos para o resto da vida, como se estivessem "imunes" a certas coisas. Uns falam que nunca vão casar, outros falam que nunca terão filhos, como se isso fosse uma verdade absoluta!

    A verdade é que a vida vai andando e você começa a ver que alguns (não todos) dos seus dogmas juvenis, não são mais válidos e você percebe que a vida é imprevisível em alguns aspectos.

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SdP, as vezes mudamos nossos dogmas, ou então temos uma estratégia diferente mesmo. Nós somos adeptos da estratégia da semiaposentadoria, então não tenho urgência em "chegar lá", queremos aproveitar a estrada.

      Excluir
  2. Aposto que não só eu mas algum outro leitor também ficou curioso sobre esse projeto, é prestadora de serviço ou alguma loja virtual?
    Se não puder falar tudo bem :P !
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mais perto ao esquema da loja virtual, mas não é isso, só pra deixar claro.

      Excluir
  3. Gostaria de mais detalhes desta renda extra?

    Qto tempo por semana você dedica a isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por semana vai uma hora... pretendo aumentar pra pelo menos umas 3 horas para quem sabe assim aumentar um pouco mais os rendimentos também, mas não tenho certeza se iria refletir.

      Agora durante a implementação de um negócio novo, aí vai uns 3 meses de paulera. Mas depois fica tranquilo, com essa dedicação mínima que eu comentei.

      Não é fake, só pra deixar claro, pena que não posso compartilhar mais sobre isso.

      Excluir
    2. não conhecia seu blog e achei bacana, porque voce tambem é casado como eu rs.

      adicione meus blogs na sua blogroll, vou te adicionar:

      investandsurvive.blogspot.com

      acarteiradocasal.blogspot.com

      abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Não concordo acho que vc está mto apaixonado e cego gastando grana vivendo como "high society" com "bons veículos" depreciados, casão (que se divorciar vai tudo pro saco e só gasta com IPTU sinistro e é passivo) e não faço a minima idéia de negócio que dá 500 reais sem manutenção.

    A vida vai cobrar o preço do casamento e de ter que sustentar a vida grande que as esposas exigem

    Vejo que não atualizou os dados então está saindo do ranking

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados estão no outro post que também publiquei hoje.

      Bom, sobre tua opinião não tenho o que comentar, ia ser como discutir o sexo dos anjos. Tua estratégia é o oposto da nossa, e se isso te incomoda tanto assim a ponto de querer tirar a gente do ranking, vai fundo. Você é o dono da bola, escolhe quem joga ou não.

      Como já disse em outras situações e repeti agora, não direciono minha vida ou meus investimentos para me aparecer na blogosfera, então pra mim estar num lugar ou em outro não faz diferença, o blog é em primeiro lugar pra nós mesmos.

      Não vou te falar do que acredito porque vc não quer ouvir, e sobre o negócio não posso dar detalhes. Dei algumas dicas mas não posso passar disso, foi mal. Se não acredita blz, meu rendimento não vai diminuir por isso.

      Não estou gastando grana, estou investindo tanto quanto qualquer um aqui. IPTU é passivo igual qualquer imposto, seguindo tua lógica vc vai querer ganhar menos pra pagar menos IR, não faz sentido algum.

      Morar na casa dos outros de favor é ter patrimônio líquido negativo, a menos tua grana dê pra comprar a casa que você mora e ainda sobre, mas se não lembrar de descontar esse preço é o mesmo que não considerar o custo de uma operação financeira.

      Tudo bem que vc não faça ideia de como ganhar R$ 500 sem manutenção. Eu também não sei o que o Corey faz da vida e nem por isso falo qualquer coisa pra ele. E outra, R$ 500 é o target de cada negócio, no último mês os dois renderam mais de 2k sem eu fazer quase nada. As oportunidades estão aí, basta você ser a pessoa certa (leia-se qualificada) para receber a proposta ;)

      Excluir
    2. CHUPA POBRETÃO!!! TOMA OTARIO!!! DEPOIS NÃO SABE PORQUE TODO MUNDO TE SACANEIA E TE ODEIA!

      Excluir
    3. ASS: COVARDE ANÔNIMO

      Excluir
    4. Eu não sabia que ele tinha atualizado, óbvio que não vou tirar por discordar deles..

      Todo mundo me critica e me bate agora eu não posso né?

      Excluir
    5. Tranquilo pobreta, só achei que vc tinha ficado de cara por discordar do que dissemos. O legal da blogosfera é a diversidade.

      Um casal que tiver tentando avançar financeiramente provavelmente vai se identificar mais com a gente do que com vc. Um cara solteiro provavelmente vai fazer o oposto.

      Excluir
  5. Eu também penso na vida como um todo. Aliás, o imóvel vai para o seu patrimônio então também conta. Mas fiquei bem curioso com esse "esquema" ai, sei que não via dar detalhes então pélo menos espero que seja lícito ehehe, para vc não se dar mal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Economico, com certeza é lícito sim. A menos que vc seja um político, fazer seu "pé de meia" em cima de coisa ilícita só vai te dar insegurança pelo resto da vida.

      A gente que não é tão radical só tem que tomar cuidado pra não ser daquelas gordinhas, com roupa de ginástica e comendo um chocolate atrás do outro, dizendo que ela tá malhando mas não quer deixar os pequenos prazeres... só tem que ver se um ano depois ela vai estar bem melhor ou vai estar igual (ou pior). Aí sim daria pra saber se a estratégia está dando certo. No nosso caso posso garantir que está :)

      Abraços.

      Excluir
  6. Eu tô morando com a sogra, rs.
    Me adiciona na sua lista de blogs
    http://blogdouo.blogspot.com.br/
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tua sogra for de boa, por que não né? hehhe
      Vou adicionar.
      Abraço

      Excluir
  7. Olá, cheguei por aqui agora e gostei do que li no blog. Dê uma olhada no meu blog também: www.socioyield.blogspot.com.br
    Você verá que faço parte dos xiitas da frugalidade, mas tenho vários colegas que optam por mais equilíbrio e sei que a receita que funciona para um pode não ser ideal para o outro. O importante é tomar a iniciativa e saber onde se quer chegar! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Socio Yield, já dei uma passada no teu blog, por enquanto li só aquele post que vc fala da divergência de opinião com pessoas sem fundamentação, e achei bem legal.

      Abraço

      Excluir