quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fechamento Julho/2013




E lá vamos nós de novo... depois de um junho amargo, voltamos ao mesmo ponto de maio: 70k.

Aporte mensal: R$ 2.186,76
Valor da carteira: R$ 70.295,51
Valorização: 2,20%

Distribuição da carteira


Clique para ver maior


Agora em agosto estou pensando em comprar um pouco de TD, pois a taxa voltou a ficar interessante, e acima do nosso alvo de rentabilidade, que é de 0,65% a.m.

Pode não ser o investimento mais rentável, mas a gente não mira no que é mais "cool", dinheiro é dinheiro, e ele tem que ser visto como peão, não como estrela. Então o importante é trabalhar sempre acima do target  ;)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas a gente nunca desengrenou pobreta.
      Se você está se referindo ao "saque" que fizemos, então não vamos engrenar nunca, porque dinheiro é feito pra gastar. Quando chegarmos aos 450k vamos fazer outro pra realizar um sonho maior. Aí depois disso a próxima parada deve ser aos 600 ou 800k. Ou então só no milhão mesmo =)

      Agora se tiver falando de resultados bons que nem os dos outros blogueiros, tipo o mobral, aí vai demorar pra gente engrenar ainda hehhee... temos pouco tempo pra estudar, e aí complica um pouco.

      Por enquanto estamos indo acima do ibovespa, quando ele cai e quando ele sobe, então já é alguma coisa pra quem é amadorzão que nem a gente.

      Abraços

      Excluir
  2. O Ibovespa de julho foi de +1,64% vocês ficaram bem acima na verdade, rs.
    Acredito que a Selic suba mais e assim os Títulos ficaram interessantes, analisem bem o cenário.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu tinha visto errado.
      Então até que não estamos tão mal, por mais que não tenhamos tempo pra estudar, até agora temos caído menos e subido mais que o ibovespa.
      Vou arrumar o post, valeu!

      Abraços

      Excluir
  3. Cada dia está mais difícil acompanhar os blogs de finanças, o que começou de maneira bacana agora caiu num nível péssimo, vejamos o que aconteceu com os principais blogueiros nos últimos tempos:

    1- Ostra: foi a mais esperta, quando a palhaçada de possível descoberta de identidade de blogueiro começou, tratou de descontinuar seu blog e nunca mais voltou, de vez em quando aparece em algum blog, mas isso está se tornando raro. Provavelmente também sentiu essa decadência e não tem porquê acompanhar.

    2- Além da Poupança: na minha opinião o AdP era um dos blogueiros mais sérios e comprometidos até dar uma entrevista pra quem? Para o Investidor Troll, o extremo oposto, o pior blogueiro que, embora tenha algum conhecimento sobre o mercado, trata de transparecer aquilo que o ser humano tem de pior que é inveja, perseguição, ego inflado e falta de educação. O AdP jogou toda sua reputação abaixo naquela entrevista, assim como o faz todo aquele que se mistura com Troll e sua corja.

    3- Corey: continua sério, mas não tão comprometido como antes, tá na cara que está enchendo linguiça no seu blog ao publicar resumos de livros e opiniões superficiais sobre FIIs, de vez em quando faz um texto de qualidade, mas esses estão se tornando raros. O cara tem perfil único entre os blogs, o que poderia ser uma fonte importante de conhecimento, mas não se preocupa mais em compartilhar experiências. Acho que acabou o assunto e não tem coragem de dizer.

    4- Dividendos: o primeiro milionário dos blogs sempre despertou certa desconfiança devido a seus aportes monstruosos e carteira gigante, apesar disso sempre foi respeitado até inventar (ou não) uma história sobre lançamento a termo. Pegadinha do Malandro? De qualquer maneira jogou sua reputação na lata do lixo, quem desconfiava que ele se trata de um fake, agora tem mais motivos ainda.

    5- Zé Mobral: no começo do blog fez muita gente admira-lo devido ao seu estilo de vida frugal extremo, não tenho dúvidas que sua trajetória é factível, porém, essa história de se apaixonar por índia do Badoo, emprestar dinheiro pra família rica dela e se tornar sócio do sogro não faz o menor sentido pra quem é realmente inteligente. Mais um que, ou está inventando história, ou é um tonto de marca maior.

    6- General Investidor: com um blog profissional e ótimas matérias logo ganhou respeito dos seguidores dos blogs de finanças, assim como Corey, noto um grande desânimo em tocar o projeto do blog, colocando "colaboradores" que não inspiram a menor confiança. Pelo menos esse ainda consegue manter sua reputação sem se meter em histórias sem pé nem cabeça.

    7- Pobretão: tem que ser muito tonto pra acreditar nesse cara, é óbvio que ele é um personagem, mas até aí não há nada de errado, o problema é que ele não tem mais o que escrever e fica requentando tópicos antigos. O Pobretão é um dos responsáveis pela criação da maior parte dos blogs, de um jeito ou outro, tem sua relevância na comunidade.

    8- Estagiário: um rapaz que mesmo bem jovem demonstra grande dose de conhecimento e maturidade, infelizmente o blog está quase morto, com postagens sobre cerveja, mais um que está enchendo linguiça.

    9- Investidor Defensivo: um dos pioneiros dos blogs de finanças, lembro-me dele desde os primeiros blogs anteriores ao Pobretão, infelizmente hoje em dia só faz postagens com piadinhas de Facebook e agora inventou de fazer vídeos para o Youtube.

    Não podemos esquecer de blogueiros que se foram como o Parar de Trabalhar e o Viver de Renda. Eles tinham excelentes blogs e devido a problemas pessoais (no caso do primeiro) e trolagens (caso do segundo), abandonaram seus excelentes blogs.

    Percebo que exitem muitos blogs menores com excelente conteúdo, mas que, por terem chegado tarde, não possuem a mesma visibilidade dos grandes blogueiros. Espero que de alguma maneira ocorra uma substituição natural dos blogs que perderam qualidade por outros, mais novos, que possam agregar mais valor a essa magnífica discussão sobre finanças pessoais.

    Obrigado pela atenção, cordialmente:

    Marco Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antônio, apesar desse seu comentário ser genérico, não é novidade. A onda de blogueiros de finanças foi uma bolha que estourou (pelo menos pra muitos).

      Nós mesmo não temos mais tempo pra nos dedicar ao blog, mas pelo menos não fazemos tanta falta foi nosso enfoque nunca foi "ensinar" finanças, já que mal sabemos pra gente.

      Nosso objetivo é só documentar a trajetória de um casal ainda jovem, que constrói coisas muito bacanas juntos. Com isso mostramos tanto que mulher não tem que ser tratada como inimiga das finanças, ainda mais pra quem não é solteiro; e também mostramos que é possível chegar lá sem se privar de tudo.

      Não queremos chegar a ter 1M, não sermos mais tão jovens, e não termos curtido nada na vida.
      Qual a graça de completar 40 anos (apenas por exemplo), tendo 800k na conta e ficar andando de motinha, carrinho e morando numa casa que não dá alegria de chegar? Se esse cara aos 45 chegar a 1M significa que ele será um vencedor? Pros padrões dele talvez, mas eu me sentiria deprimido se trilhasse um caminho desse.

      Quando chegar à minha vez de contar 1M na conta, pode ter certeza que já vou ter curtido meu carrão, uma casa massa pra caramba, viagens e um monte de coisas. Que diferença faz chegar a 1M aos 45 ou aos 50 se durante o percurso vc fez tudo que queria e ainda conseguiu investir?

      Pra mostrar que é possível que temos esse blog. Infelizmente enquanto não chegarmos lá, não temos como "esfregar" isso na cara dos outros, mas as outras estratégias também não tem como fazer isso ;)

      Excluir
  4. Parabéns pelo excelente mês. Que venha agosto...

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive PGBL e não gostei. Acho que só é bom para o banco. Nós investimos justamente para criarmos nossa própria previdência, longe das taxas de administração e carregamento.

    No mais, excelente evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como somos assalariados, a ideia era dar uma aliviada no imposto de renda, que nos morde um absurdo por mês. Por enquanto não está rolando não... mas vamos fazer portabilidade para dar uma segunda chance. Enquanto isso vamos tomando um fuminho nesse investimento.

      Valeu!

      Excluir