domingo, 30 de setembro de 2012

Atualização Setembro/12


Esse mês começamos a utilizar a planilha do AdP para acompanhar mais de perto a nossa rentabilidade.  Depois de umas análises acabamos comprando as primeiras FIIs. No post em questão comentei o porque no nosso caso ainda acho que valha a pena investir.

Bom, vamos aos números (se estiver difícil de ver é só clicar para ampliar):



Excepcionalmente esse mês conseguimos fazer um aporte de 9,5k, acima do nosso padrão que é em torno de 4k (3,2k fixos mais umas sobrinhas do mês anterior). Como ainda to pegando o jeito da planilha o valor do aporte não bateu com o real.

As compras foram:



Acabou ficando uns trocos parados na conta da corretora esperando a tal subscrição da BCFF mas a danadinha não sai.

Também compramos um lote da CMIG3 pois fazia tempo que queríamos entrar no mercado de ações, então aproveitamos que o preço tinha baixado um pouco. A análise foi meio superficial, mas pretendemos comprar mais um lote dessas ações que estão sendo judiadas, como a GETI3.

A alocação é a seguinte, mas obviamente está bagunçada pois esse é o primeiro mês que não aplicamos em RF.



Resumo:

Aportes: R$ 9.500,00
Crescimento da carteira: R$ 10.042,65 (+15,62%)
Rentabilidade: +0,8% (o objetivo é 0,65%)
Carteira atual: R$ 74.340,13

Que venham os 100k  =D


11 comentários:

  1. Ola TI
    Parabéns pelo belo aporte.
    Pessoalmente eu teria esperado para entrar em BCFF, pois a subscrição deve ser uma boa judiada na cotação nas próximas semanas. Porem se suas compras forem para LP, sem problema.
    Nao se assuste (um pouco pode) se BCFF cair para próximo de 110.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que você descreveu aconteceu com MXRF. E, pra variar, comprei no topo.

      Foi bom, a partir de agora sempre estarei atento a essas subscrições. Não sabia muito bem como era a dinâmica disso.

      Excluir
    2. Isso aconteceu com a MXRF. E comprei exatamente no topo. Mas foi bom, pois agora sei como funciona esse mecanismo...

      Excluir
    3. Oi Apodensetado2038,

      Eu também comprei BCFF super cara. Eu achava que ela baixaria para uns 130, e nao 120 como foi, e como esse seria o meu preço médio depois da subscrição mandei ver.

      Se em vez de ter comprado os 8k com preço médio de 132 (depois da subscrição) eu tivesse guardado a grana pra comprar agora, teria comprado a 120. Mas blz, ainda acho que o preço normal dele deve ser em torno de 130, então estou encarando como "deixar de ganhar" e não como perder. E se perder, paciência... é o custo do aprendizado. Também não sabia muito dessa dinâmica dos preços em época de subscrição.

      Pelo menos a MXRF eu não comprei tão caro, quem sabe compense hehehe

      Abraço

      Excluir
  2. Oi Dividendos

    O nosso objetivo é sempre longo prazo. Durante o mês até dá vontade de vender quando acumula um lucro, mas acho que ainda não é a hora de fazer trade. No futuro devemos ter uma parte da carteira separada pra essa modalidade, mas por por enquanto o que buscamos é ser sócios de empresas e fundos.

    Se a cotação cair para algo próximo a 110 eu vou achar é muito bom, pois vou conseguir comprar mais barato. Por mais que hoje esteja caro, vou procurar comprar o menos caro a cada mês, e então quando tiver essas queimas de estoque que não seja por motivo fundamentalista, eu pego a grana da poupança e compro um pouco mais forte. Inclusive essa grana lá é para aproveitar oportunidades mesmo, seja na bolsa ou não.

    Abraços e valeu pelas dicas em FII, como vc é autoridade no assunto todas valem muito, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amigos!

    Esse mês boa parte do pessoal conseguiu aportar mais que o normal, só precisamos tomar cuidado pra não deixar de viver em prol dos aportes. O que vcs estão buscando agora? Fluxo de caixa ou aumento de patrimônio?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pargunta hein Corey, esses dias estavamos nos perguntando isso também hehehe.

      Como estávamos investindo só em RF, não tinha a variável valorização da cota/ação envolvida. Eu comprava um título do TD e ele me pagava o "dividendo", e ao final teria o título de volta pelo mesmo preço.

      Por esse motivo quando comprei BCFF, por exemplo, eu só me preocupei com o pagamento mensal, e não com o preço da cota. Como eu falei em outro post, mesmo tendo prejuízo no valor da cota, no longo prazo o retorno mensal deve valer a pena. Por exemplo no TD os títulos também são de longo prazo. Estou encarando como um TD, mas tenho que ficar mais esperto porque parece mas não é hehehe

      Tentando responder mais diretamente sua pergunta, estamos pensando em aumentar patrimônio, mas ainda com aquele olhar de RF, pensando mais no retorno mensal dos FIIs do que em valorização de cotas/ações. Meio bagunçado né?

      Sobre viver, pode ficar tranquilo, somos adeptos da qualidade de vida. Como não vamos parar de trabalhar quando "chegar lá", não estamos correndo contra o tempo tanto assim. O motivo do aumento dos apostes foi o recebimento das férias que foi totalmente aportado :)

      Abração amigo

      Excluir
    2. É preciso ressaltar que o risco é muito, muito mais elevado que o tesouro direto... É bem mais parecido com RV do que com RF...

      Excluir
    3. Oi Max, blz?

      Concordo com você, por isso até que eu disse que "tenho que ficar mais esperto, porque parece mas não é" RF.

      Eu até comentei no blog da Ostra que é até bom a gente não ter tanta grana e estar entrando na RV aos poucos, assim por maior que sejam os fumos que a gente levar, é uma parte pequena da carteira (que também é pequena).

      Valeu pelo toque... estamos procurando aprender mais a dinâmica do mercado, na teoria e também na prática.

      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns!
    Gostaria de saber com o que vocês trabalham, só por curiosidade :D

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, desculpa a demora na resposta, mas ficamos um tempo sumidos pela correria do dia a dia.

      Como a gente está divulgando nossos números, preferimos dar o mínimo de informações sobre o setor que atuamos. Tem blogueiros que dão mais informações mas não divulgam, ou pensam em parar de divulgar o patrimônio... é uma balança complicada de encontrar o equilíbrio.

      Mas o que frisamos é que não temos empresa, somos empregados e gostamos do que fazemos. Recebemos mais do que a média da nossa área para a nossa região, mas em outras regiões até que não é um salário tão difícil de conseguir.

      E o principal de tudo se vc estiver começando, é que há 2 anos ganhávamos metade do salário de hoje. O negócio é se dedicar e procurar ser melhor que a média. Chame a atenção do mercado que seu salário aumenta.

      Excluir