terça-feira, 7 de agosto de 2012

Post inicial



Acompanhamos blogs de finanças há algum tempo e realmente, blogs sobre esse assunto é o que não falta, mas a vida financeira como descrita na maioria dos blogs parece algo pouco palpável, para muitas pessoas, seja pelo fato de imaginar que com 1M dá pra fazer mais do que dá de verdade, ou pelo fato de pessoas se privarem de qualquer relacionamento, ou os que tem relacionamento optarem por não ter filhos para facilitar a chegada da tão sonhada Idependênfia Financeira (IF).

Criamos o blog com o intuito de compartilhar nossas estratégias financeiras e mostrar que, ao contrário do que parece, é possível sim trabalhar, ter família, filhos, o carro dos sonhos, uma casa que dê orgulho e ainda assim, alcançar a IF. Obviamente que para ter tudo isso precisamos de algumas coisas: aportes relativamente pesados, e pensar em semi-aposentadoria.

Inclusive esses tópicos do Investidor Defensivo e do Corey sobre semi-aposentadoria é o que sempre foi nosso objetivo, mas achávamos até que estávamos sozinhos nessa linha de pensamento. Então com esses posts sobre esse assunto ficamos até mais motivados a compartilhar nossos planos.

Nossa estratégia é ter uma renda boa, em torno de 15k líquidos (hoje está próximo disso), somando o salário dos dois, e conseguir uma renda passiva de mais uns 10k vinda dos investimentos. A vantagem disso é que mesmo quando tivermos recebendo apenas 5k dos investimentos, já será uma boa grana, já que poderemos diminuir os aportes e deixar a carteira se retroalimentando, e com isso teremos uma percepção de renda maior. Essa renda porém é nosso objetivo até os 30 anos, para os 40 pensamos em uma renda em torno de 25k a 30k somando o salário dos dois, e estamos nos mexendo para isso.

Ok, parece simples, mas e as despesas com casa, filhos, carrão? Hoje nós temos entre 25 e 30 anos, e somos bem disciplinados com relação aos gastos. Nossos aportes são corrigidos anualmente pela inflação ou pelos aumentos do nosso salário (quando ocorrer, podendo ser mais de uma vez por ano), o que for maior. Graças a Deus até hoje tem sido o segundo caso.

Fixamos 25% do nosso líquido em aportes, sempre arredondando os valores para cima. Então hoje estamos aportando mais de 25% (3,2k). Desse total, 3/4 são para a IF e 1/4 é destinado àquilo que julgamos importante para satisfazer nossas "futilidades", e chamamos essa "conta" de Caixa 2. Isso é porque não queremos ralar pra caramba e chegar à IF e não termos curtido nada que nossa condição financeira nos proporcionaria. Desse valor então é que tiraremos o carrão e algumas viagens.

É importante dizer que carrão, gosto de imaginar um Mustang em torno de 150K, é algo simbólico. Pelas nossas projeções faltam uns 10 anos para chegar lá, e até lá podemos mudar de ideia, mas acho importante ter um símbolo para sonharmos. Ter 1M (por exemplo) é muito abstrato, mas colocar a foto do carro sonhado como papel de parede motiva. Obviamente outros carro irão sair, e pode ser que perto de 40 anos de idade podemos querer outra coisa, mas que é algo motivador, isso é :)



Despesas com viagens nós podemos fazer um mix do nosso 13º com parte da grana do Caixa 2, quando o mesmo já tiver tamanho pra isso.



Despesa com casa já é algo separado, já faz parte das nossas contas, e quando nossos filhos começarem a dar despesas mais caras, o dinheiro que hoje é gasto com a casa, já poderá ser redirecionado para esse fim. Até lá, nossa renda acomoda os gastos. Além de não pretendermos parar de trabalhar, buscamos sempre aumentar nossa renda, como já foi dito, seja fazendo pós graduações, mudando de cargos, mudando de empresa. Obviamente não conseguiremos subir para sempre, mas ainda podemos subir mais um pouquinho. Além do mais não moramos em uma cidade de custos muito altos nem muito baixos, podemos considerar moderado. E também somos bem econômicos, gastando pouco, mas sem passar vontade. Uma viagem de fim de ano nos custa hoje uns 3,5k e é bancada facilmente com o 13º.

Esse post inicial foi para dar uma ideia do nosso perfil. Apesar de existirem diversos blogs de finanças, com pessoas mais conhecedoras de teoria do que nós, acho que nosso blog pode contribuir com uma estratégia diferente, pois somos um casal jovem, pretendemos ter 2 filhos e fazer algumas extravagâncias. Estamos nesse plano há 2 anos, então não é só teoria. Claro que o caminho mal começou, e o mais difícil ainda deve estar por vir, mas esperamos manter o plano, por mais que ele mude com o tempo.

6 comentários:

  1. Olá TI,
    Obrigado pela citação.
    Que bom que vcs criaram o blog. Com certeza será bem interessante e útil a todos que estão na jornada de independência financeira.

    Tenho certeza que o casal terá muito sucesso financeiro.

    Vcs tem o propósito de independência financeira em comum e isso ajuda demais! Isto é raridade. Aliás, é o primeiro casal que conheço.rs

    Semi-aposentadoria realmente é mais viável a médio prazo.

    Depois gostaria de saber qual o % de rendimento anual líquido vcs estão fazendo as projeções futuras.

    Também pretendo ter filhos. Pelo menos 1 com certeza.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, percebemos que demos sorte mesmo nesse assunto financeiro, a maioria dos casais amigos não compartilham esse lado, parece até que não faz parte da relação hehhe.

      Bom, sobre o %, estamos trabalhando com 8% a.a. ou 0,65% a.m. (pegamos como exemplo o LTN 010116). Porém o "líquido" a gente acaba forçando corrigindo os aportes pela inflação. Era pra ser anual, mas a gente acaba corrigindo sempre que um dos dois tem alguma correção do salário, e essas correções são quase sempre iguais ou um pouquinho maior do que a inflação oficial do governo.

      A gente também tem investido no aumento de renda e diminuição dos custos de forma gradativa, então a cada correção, a gente dá uma apertadinha de leve, sem comprometer a qualidade de vida, mas sempre arredondando pra cima. Então se o percentual mínimo nos manda aplicar por exemplo R$ 2.870,00, a gente puxa isso para uns R$ 3.000,00.

      Nossa principal aplicação hoje é o TD, mas estamos segurando as compras por enquanto para ter parte dos nossos investimentos em algo de maior liquides, já que há alguns meses começamos a perceber umas boas oportunidades na área imobiliária aqui na nossa região.

      Como não entendemos de imóveis, nem sabemos se vamos investir diretamente nisso, mas o mais importante foi percebermos que é importante ter parte do capital mais à mão.

      Estamos estudando a compra de FII e/ou ações de empresas boas pagadoras de proventos, mas no momento estamos forçando mais o aumento dos aportes do que o aumento da rentabilidade. Isso claro, no curto prazo, porque no longo sabemos que um percentual pequeno a mais na rentabilidade vale muito!

      Muito bacana saber que você também pretende ter filhos, isso também é incomum no nosso meio (já nos consideramos do meio rsrs).

      O bacana da semi-aposentadoria é que ela nos permite ter uma padrão um mais bacaninha do que conseguiríamos com uma aposentadoria full. Sem isso teríamos que ficar um bom tempo a mais para começar a aproveitar.

      Como estamos começando agora, temos um monte de ideias pra compartilhar, e aí o comentário fica gigante hehhee.

      Qualquer dica é bem vinda :)

      Valeu!

      Excluir
  2. Bem vindos!

    Obrigado pela citação. O que vocês querem é algo totalmente plausível e racional. O fato de vocês não pretenderem parar de trabalhar (pelo jeito vcs gostam do que fazem), já ajuda muito nessa jornada. Os objetivos de vida de vcs nada mais são que aquilo que a maioria dos casais tb quer, a grande diferença é que vcs estão planejando pra conseguir atingi-los, enquanto os outro somente sonham.

    Quanto a ter relacionamento e filhos, tb vejo que muitos abrem mão disso somente pela independência financeira e não acho isso saudável. Vou dar meu exemplo: tenho um casamento ótimo, com uma mulher fantástica que me apoia e ajuda, não abriria mão disso por dinheiro nenhum no mundo e se preciso fosse, eu bancaria todas as nossas despesas sozinho sem o menor problema. Quanto a filhos, não vou mentir, o fator financeiro conta bastante, mas os motivos por não querermos te-los são outros.

    Acho que vcs podem contribuir muito para tornar a independência financeira um assunto mais acessível.

    Um abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Corey,

      Pois é, a gente também não deixaria de ter a relação que tem para chegar mais rápido à IF. Se é que no caso isso seria verdade :)

      A gente tenta iniciar financeiramente os casais de amigos que temos, mas acho que se eles começassem a ler alguns blogs que falam de não ter nada (casamento, casa, etc), acho que desanimariam.

      No nosso caso sempre aproveitamos muito as ideias de todos os blogs, mas tem gente que não tem tanta facilidade em transpor uma ideia diferente para a sua realidade. Então se tiver uma galerinha pensando se é possível ser "rico" e ainda ter uma vida "normal", talvez nosso blog ajude. Esperamos com o tempo provar que é possível sim hehehe.

      Valeu pela visita!

      Excluir
  3. SEjam benvindos à blogosfera!
    Parabéns pelo planejamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Max!

      Temos um longo caminho pela frente, mas esse contato com outros blogueiros vai ajudar muito.

      Apareça sempre!

      Excluir