quarta-feira, 1 de maio de 2013

Equilíbrio entre investir e viver


Calma, não vou comprar uma ferrari (infelizmente). Mas olhem pra foto e o que você vê? Pelo título do post dá pra ter uma ideia de onde quero chegar... um monte de tios em volta da ferrari. É obvio que nesse caso eles estão na apresentação do novo modelo, mas foi a melhor imagem que achei pra relacionar um carrão com um tiozão.

Tá, mas o que isso tem a ver com o assunto finanças? Como todos sabemos, TUDO! Muitos tem o sonho de ter uma máquina dessas (sonho exequível, não de mega-sena), ou uma mais "humilde" como um camaro ou um mustag, e me incluo nisso. Mas como estamos falando de sonho que pretendemos realizar, a menos que tenhamos uma fonte de renda astronômica, dificilmente chegaremos num carrão de uns 150 a 200 mil antes dos 40 anos. Que dá, dá, mas não é simples.

Não que eu considere alguém de 40 anos como velho, quero chegar lá muito bem de saúde, e quem sabe com meu carrão também. Mas até lá tem muito chão, e como comentei em nosso post inicial, 1/4 de tudo que investimos é voltado à realização de sonhos, em especial os supérfluos, aqueles que não teríamos coragem de realizar sem uma grana separada para isso.

Pois é, acho que a hora chegou. Não quero esperar os 40 para realizar um sonho, mas também não tenho grana pra um carrão, então vou usar a conta dos supérfluos para realizar um sonho mais barato mas que sem perceber foi dando mais tesão na gente do que o carro por exemplo.

Sei que financeiramente não seria o melhor a se fazer, mas é uma balança que precisamos equilibrar. Graças a Deus a parte financeira tem ido bem, agora é hora de cuidar um pouquinho da gente. Com certeza uns pensam igual, outros são completamente contra, e outras pessoas não fariam igual mas vão entender.

Nosso posicionamento sempre foi o do meio termo. Por exemplo nunca criticamos quem quer ter carrão porque também pensamos nisso, mas também não nos privamos de viver o hoje para chegar lá, e esse vai ser o passo máximo nesse sentido.

Alguns podem dizer que isso é sinal que vamos consumir toda a carteira, etc, etc, mas como disse antes, desde o post inicial já deixamos claro que isso aconteceria, mas chegou antes do esperado por motivos que não convém compartilhar.

Como deu pra perceber, faz uns meses que não temos tempo nem para ler os posts dos colegas, pior ainda pra postar algo. Mas como nesse fechamento mensal apareceu um "pequeno" aporte negativo, já estamos explicando :)

O valor também foi diferente do previsto, acabamos tirando mais do que o esperado, mas como ano passado forçamos a barra pra chegar no valor que estávamos, faremos isso de novo.

Infelizmente a falta de tempo deve continuar um tempo ainda pessoal. Estamos sem tempo mas é tudo planejado, não são imprevistos, é correria proveniente de novos planos mesmo.

Bom, escrevi pra caramba, e acho que esse post vai ficar entre o ignorado e o apedrejado, mas o legal de termos vários blogs é justamente a diversidade de estratégias. Esperamos novamente em algum momento desse ano comemorar a passagem pela barreira dos 100k, mas dessa vez além desse sonho realizado, vamos ter muitos outros objetivos, bem grandes do nosso lado pessoal alcançados. Digamos que vai ser 100k de "gente grande", e não de jovens que só tem esse valor e nada mais. É uma pena não poder compartilhar tudo, mas é isso aí pessoal.

Abraços e até o fechamento de maio.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Agradecemos sua visita amigo. Boa sorte a você também.

      Sra. TI.

      Excluir
  2. Fez bem. Tem que separar algo para aproveitar mesmo. Você não disse o que é, mas suspeito que sejam viagens ou imóvel.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não podemos abrir muito sobre nossa privacidade, mas foi algo que valeu a pena o investimento, fez o casal muito feliz, rs. Algumas pessoas não aceitam muito bem essa divisão de valores, mas ela ajuda em momentos como este de aperto, que temos um bonus.

      Sra. TI.

      Excluir
  3. Rapaz, eu tenho um modo de pensar praticamente igual ao seu. Acho que você faz muito bem em separar um pouco para o seu bem-estar e satisfação pessoal, só não abuse nisso! Rsrsrs...

    De qualquer forma, boa sorte!

    Coloquei o seu blog na minha lista de blogs.

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, não nos sabotamos não. Temos controlado bem os percentuais de investimento.
      Que bom encontrar pessoas que trabalham os valores como nós, já fez uso do seu percentual de "bonus pessoal"?
      E obrigada por nos colocar na lista :)

      Abraços,

      Sra. TI.

      Excluir
  4. Esse é o problema de ser casado, o marido tem que dar esses mimos "conjuntos" se não a esposa não aguenta.

    Se fosse solteiro duvido que ocorreria essa perde de 41.000 reais.

    Mas boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobreta... você está vendo o copo "meio vazio". Realmente, o convívio a dois demanda um pouco mais de investimento, mas no nosso caso, se não fosse a vida a dois, também não teríamos o montante atual.
      Temos que viver também :)

      Sra. TI.

      Excluir
  5. E no final, comprou um carro novo?
    Qual foi o bem?

    Eu acho importante o equilíbrio sim.
    O negócio é buscar formas de aumentar a renda.

    ResponderExcluir
  6. O que é exatamente não dá pra falar, mas se não fosse algo foda não teríamos mexido nesse dinheiro. Então como algo foda não custa esse valor, ele foi na verdade uma parte do total.

    E acho que faltou comentar que o plano inicial era a gente fazer isso somente no final do ano, que dentro das nossas projeções, o valor que precisaríamos ficaria dentro da faixa que já separamos para esses gastos. Mas apareceu uma oportunidade de economizar se fosse agora, então acabamos pegando um empréstimo de nós mesmos. Pior que deixar de ganhar com o nosso dinheiro, é pagar pelo dos outros.

    Ah... e não é nada de mulherzinha não, é algo que qualquer um, independente do sexo ou do estado civil teria vontade de fazer mas ou não tem dinheiro, ou não tem coragem (é só ver a quantidade de conhecidos que todos temos que tem grana pra comprar um Camaro mas nunca compraria). Mas a gente é meio doido, foi lá e fez (não o Camaro, a música estragou o carro) hehehe.

    Sr. TI

    ResponderExcluir
  7. Não é troll, é apenas a minha opinião.

    Espero de verdade que essa retirada tenha sido para o bem estar do casal e não pelo simples prazer de ter um carro.

    Todos sonham em ter um carro animal, hipocrisia dizer que não. Porém se o pensamento é de que um carro trará alegria felicidade e bem estar ao casal, acho que precisamos rever todos os nossos conceitos. Claro que ninguém quer andar de fusca, eu só acho que essa paixão brasileira por demonstrar status com seu carrinho é uma bela de uma porcaria.

    Sinceramente, espero que tenham gastado essa grana com uma coisa bem foda como você diz no post, como um investimento pessoal em cursos específicos, intercâmbio, mochilão na europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí anônimo, blz?

      Não entendi porque "se o pensamento é de que um carro trará alegria felicidade e bem estar ao casal, acho que precisamos rever todos os nossos conceitos".

      Se você olhar nosso primeiro post, já dissemos que queríamos sim, em algum momento, comprar uma coisa supérflua dessas mesmo.

      Indiferente do que tenhamos feito com a grana, acho que seria preciso repensar os conceitos se eles já não tivessem esses valores incorporados desde o início. No nosso caso não é preciso fazer isso.

      Abraço.

      Excluir
  8. Também acharia interessante falar sobre o que o motivou, carro, imovel etc, não seria necessário detalhes, pois já que é um blog sobre finanças pessoais seria legal qual saber qual tipo de boa oportunidade você escolheu para gastar seu dinheiro, isso mostraria quais são seus objetivos e o talvez insentivar outras pessoas que o seguem a perceberem oportunidades como essa.

    ResponderExcluir